Hospital Municipal do Parque Alvorada ultrapassa marca de 2 mil procedimentos cirúrgicos
O Hospital Municipal Dr. José Firmino de Sousa (Hospital do Parque Alvorada – HPA) realizou, na manhã desta sexta-feira (10), mais um mutirão de cirurgias de baixa complexidade. Desta vez, foram realizados procedimentos cirúrgicos ortopédicos.
Idosos, adultos e crianças passaram por cirurgias de retiradas de tumores, de fios de Kirschner (pinos), cistos dentre outros, realizada pelo médico ortopedista Hudyson Rocha. Após os procedimentos cirúrgicos, o paciente já sai do hospital com a data do retorno da consulta médica marcada e encaminhamento para fisioterapia.
Os mutirões têm como objetivo diminuir a demanda de procedimentos cirúrgicos no município. “Com as cirurgias realizadas hoje, a Prefeitura de Timon alcança a marca de 2.191 procedimentos cirúrgicos feitos desde a inauguração do Centro Cirúrgico. Entre as cirurgias eletivas realizadas estão hérnia, vesícula, retirada de nódulos, procedimentos ortopédicos de baixa complexidade, dentre outros”, explica Karla Nayana, diretora administrativa do HPA.
O Centro Cirúrgico do HPA tem ajudado a diminuir a demanda por procedimentos cirúrgicos eletivos no município. Desde a inauguração, a Secretaria Municipal de Saúde realiza mutirões de cirurgias, que têm reduzido o tempo de espera dos pacientes.
No ano passado, a Prefeitura de Timon fez adesão ao Programa Nacional de Redução das Filas de Cirurgias Eletivas, do Ministério da Saúde, e acelerou a realização de cirurgias no HPA, chegando a uma média mensal de 150 procedimentos
A população deve procurar, inicialmente, uma Unidade Básica de Saúde, depois, caso haja necessidade, é feito referenciamento para especialista na Policlínica do Município e, posteriormente, para o HPA.